Ao completar quatro meses de funcionamento, o Procon de Arrozal só tem a comemorar. Os casos tem sido solucionados sem ser preciso acionar o poder Judiciário.
O posto de atendimento foi inaugurado no dia 7 de setembro, após a constatação de um grande número de reclamações de moradores do Distrito. A advogada responsável, Maria Lúcia Alves, trabalhou durante 11 anos no Procon de Piraí e agora em Arrozal afirma que o trabalho tem sido extremamente gratificante.
"Havia a necessidade de atender a população daqui. Temos casos simples, a maioria deles inclusive, como relacionados à telefonia móvel e fixa, cartões de crédito, bancos. No entanto, alguns casos são mais complexos, mas conseguimos resolver mesmo assim. A demanda é grande e é muito gratificante poder realizar este trabalho aqui" conta Maria Lúcia.
No período de 13 de novembro à 16 de dezembro passado, o Procom de Arrozal contabilizou 45 atendimentos. O maior número de reclamações foi contra a Light Serviços de Eletricidade S.A., provocadas pela interrupção de fornecimento de energia ocorrido entre os dias 16 e 17 de novembro, no período das 17h30 às 15 horas (21h30 sem energia). Acontecimento que motivou o registro de 11 reclamações individuais e a apresentação de um abaixo assinado com 135 assinaturas.
A partir dessas reclamações o Procom de Arrozal estabeleceu contato com a concessionária de energia apresentando relatório com todas as reclamações e prejuízos sofridos pelos consumidores como deterioração de alimentos e medicamentos por falta de refrigeração e danos a equipamentos eletroeletrônicos. Com isso está sendo viabilizado o ressarcimento aos consumidores dos danos provocados pela falta de energia.
Em segundo, terceiro e quarto lugares, em número de reclamações constados no mesmo período ficaram as empesas de telefonia Oi e Vivo e a rede de lojas Casas Bahia, com 5 denúncias de consumidores, para cada uma delas. Todos os casos resolvidos junto às empresas mediante atendimento do Procon, sem que fossem necessárias medidas judiciais.
Uma das beneficiadas do serviço é a auxiliar administrativa Emanuele Silva, que teve problemas com uma empresa de televisão a cabo.
"Eu assinava uma tevê, não estava usando e queria cancelar. Porém quiseram me cobrar mais de mil reais de multa para o cancelamento. Entrei em contato com o Procon e consegui resolver sem ter que gastar nada. Foi excelente o atendimento e todo procedimento. Fiquei realmente muito satisfeita" exalta Emanuele.
O atendimento é feito para moradores da região, como Varjão e Pinheiral. O horário de atendimento é de 9h à 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.