Com objetivo de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde intensificará a distribuição de preservativos masculinos nos dias de Carnaval. Serão disponibilizados cerca de 10 mil preservativos durante a festa que, este ano, começa dia 13 de fevereiro. Os pontos de distribuição serão no Centro e Casa Amarela de Piraí (Bar do Cílio, Rodoviária, Bar da Lena e Hospital Flávio Leal), em Arrozal no Pronto Atendimento e em Cacaria. Será, mais uma vez, uma ação intersetorial, com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Transporte e Trânsito.
Para a coordenadora do programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Piraí, Marceles Real, a iniciativa que acontece há seis anos é importante pois “incentiva a pratica do sexo seguro e conscientiza a população sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais para a prevenção da Aids e das Hepatites. Apesar de existirem medicamentos que proporcionam uma boa qualidade de vida as pessoas que vivem com o vírus no organismo o melhor tratamento ainda continua sendo a prevenção.”
Pontos fixos
Os moradores de Piraí podem retirar, gratuitamente, preservativos masculinos nas Unidades de Saúde da Família e, desde 2011, em 4 pontos fixos de distribuição: Pronto Socorro do Hospital Flavio Leal, Bar do Cílio (Praça da Preguiça), Bar da Lena (Casa Amarela) e Pronto Atendimento de Arrozal. Em outubro de 2014 mais um ponto foi criado, na Rodoviária Municipal. Nesses pontos são distribuídos, em média, 3000 preservativos por semana.