A Prefeitura de Piraí quer ampliar com qualidade a utilização das Academias ao Ar Livre, aumentando as atividades e disponibilizando o acompanhamento com profissionais de Educação Física nos bairros da cidade.
O projeto teve início neste ano e busca ofertar atividades físicas como promoção da qualidade de vida e combate ao sedentarismo, responsável pela instalação de várias outras doenças no corpo. Com a vantagem de ter um ambiente agradável, as academias têm aparelhos que estimulam a prática regular de atividades físicas, trazendo diversos benefícios como perda de gordura corporal e controle de peso; melhoria da flexibilidade, resistência muscular e equilíbrio do corpo; e ainda o combate à ansiedade e depressão.
Além disso, é essencial a orientação de um profissional e um acompanhamento na hora de se exercitar. O cuidado na utilização dos aparelhos é primordial para a segurança e na prevenção de lesões. Por isso, os participantes podem contar com instrutores da área de Educação Física, que orientam circuitos utilizando aparelhos e materiais disponibilizados e trabalham condicionamento físico.
As atividades ocorrem em paralelo às que já acontecem pelo projeto 3ª Idade em Atividade, as Academias da Terceira Idade (ATI´s), sendo oferecidas em outros dias da semana e abertas ao público em geral. Os interessados devem procurar o instrutor ou instrutora responsável no dia e horário definido no bairro. A aposentada Leontina Ferreira, 78 anos, participa desde o começo do projeto e aprova a inserção de mais dias no bairro Jaqueira. "Desde que comecei, fiquei muito mais animada, o cansaço foi embora, as dores no corpo diminuíram. Vou vir todos os dias agora", disse.
Veja o cronograma das atividades das Academias Ao Ar Livre:
Arrozal: Segundas e quartas-feiras - 7h às 8h;
Jaqueira: Segundas e quartas-feiras - 8h15 às 9h15;
Light: Terças e quintas-feiras - 6h50 às 7h50;
Caiçara: Terças e quintas-feiras - 8h às 9h;
Ponte das Laranjeiras: Terças e quintas-feiras - 9h15 às 10h15;
Asilo: Terças e quintas-feiras - 7h às 9h e 15h às 17h;
Nova Esperança: a definir.