Organizadores comemoram o sucesso da primeira edição do PiraíCon, que aconteceu no último sábado (27) na Praça da Preguiça, no Centro. O evento reuniu o melhor da cultura geek em uma tarde com muita música e diversão.
O PiraíCon foi promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com o intuito de apresentar um pouco da cultura nerd e geek, que tem as novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral.
"A nossa cidade caminha para o conceito de cidade inteligente e tem o DNA da tecnologia, e essa cultura converge para os usos da tecnologia. Então, nossa ideia é agregar cada vez mais os jovens, trazendo muito entretenimento e conhecimento e possibilitando com que cada um se identifique com as diversas tribos", disse o secretário de Ciência e Tecnologia Osni Silva.
E teve entretenimento para todos os gostos. Teve música, apresentações de humoristas, oficina de desenho, campeonatos de games, feira dos produtos temáticos, praça de alimentação e o concurso de Cosplay. Os cosplayers, como são chamados as pessoas que se vestem dos personagens preferidos de jogos, séries, animes, livros ou filmes, fizeram performances e interpretaram muito bem.
"Foi o primeiro evento deste tipo em Piraí e foi muito legal ver a recepção do público. Muita gente já pergunta o que eu faço, porque eu também sou cosplayer profissionalmente e no evento foi muito legal de ver pois teve muita gente interessada e querendo se preparar para fazer o ano que vem também.", disse Karla Cabral, cosplayer há quatro anos.
Outro destaque foi a participação de Victor Hugo, dublador oficial de personagens como o Flecha de Os Incríveis 2 e Will da série Stranger Things. "Foi uma experiência muito legal, eu adoro falar quem gosta do trabalho e vai assistir e acompanhar. E hoje poder conversar com essa galera foi muito legal, eu adoro isso", disse.
"Eu sempre gostei de anime, cosplay e quando fiquei sabendo do evento na cidade fiquei super animada e correspondeu minhas expectativas, amei tudo", disse a moradora do Centro Andreia.