A Secretaria de Saúde de Piraí acendeu o alerta vermelho em relação ao combate a dengue em todo município. Os esforços de combate à doença foram intensificados, devido ao aumento de casos notificados. Em janeiro de 2015 apenas seis casos haviam sido notificados e nenhum confirmado. Até a última quarta feira (1º de abril), 100 casos foram notificados e nove confirmados até o momento, novos números ainda serão divulgados no decorrer desta semana.
Para mobilizar a sociedade em torno do combate a doença a Prefeitura de Piraí, através da secretaria de saúde, fará ações juntamente com associações de moradores, clubes de serviços, igrejas, escolas e outras entidades da sociedade civil, que visam repassar mais informações sobre a doença e como evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegyp, além de um grande mutirão de limpeza nos bairros. As ações começarão nos próximos dias no distrito de Arrozal e na parte central de Piraí, os dois principais focos da proliferação do mosquito.
O prefeito de Piraí Dr Luiz Antonio, explicou que o objetivo é manter a população sempre atuante no combate à doença que pode até matar. “Precisamos da colaboração de todos nessa luta contra a dengue, temos que fazer o dever de casa. Se cada um de nós fizer os 10 minutos semanais contra a dengue já vai ajudar muito. Além de fazer a nossa parte é importante conversamos com os nossos vizinhos para que eles também tenham os mesmos cuidados. O poder público sozinho não consegue combater a doença precisamos estar unidos para que a dengue não avance no nosso município”, ressaltou o prefeito.
A secretaria de saúde reforça junto aos munícipes que em caso de suspeita de dengue é importante que a população procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para mais informações utilize o telefone 2411 9318. Dengue mata.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor no corpo e nas juntas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Itens do Check List contra a dengue
- Caixas d’água vedadas
- Calhas totalmente limpas
- Galões, toneis, poços e tambores bem vedados
- Pneus sem água e em lugares cobertos
- Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
- Ralos limpos e com telas
- Bandeja de ar condicionado limpa e sem água
- Pratos de vaso de planta com areia até a borda
- Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
- Vasos sanitários sem uso fechados
- Lonas de cobertura esticada para não formar poças
- Piscinas e fontes sempre tratadas