O Ministério da Saúde intensificou as ações de vacinação contra a Febre Amarela em todo o territorio nacional. O município de Piraí supera as expectativas nacionais, pois se encontra entre aqueles que possuem cobertura quase que total de sua população.
A preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é com um possível terceiro surto da doença e, por isso, a ação tem caráter preventivo. Piraí já possui 97% de sua população imunizada. O foco agora é a vacinação das crianças com menos de um ano, pois este é um público que ainda pode ter sua taxa de imunização aumentada.
É importante lembrar que aos 9 meses, ela já faz parte da rotina de vacinas do bebê.
A imunização contra a Febre Amarela é realizada em indivíduos a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade. Depois dos 60, caso a pessoa vá viajar para um local de risco ou tenha outra necessidade, é realizada uma avaliação médica para receber a vacina, que não pode ser aplicada em gestantes ou mulheres que estão amamentando bebês de até 6 meses; pessoas com doenças que causem imunodeficiência ou que utilizem de medicamentos imunossupressores, e ainda quem teve reação anafilática na primeira dose tomada há anos.
Veja a tabela de vacinação contra a Febre Amarela em cada Unidade
Casa Amarela - todas as quintas-feiras à tarde, de 15 em 15 dias
Piraí - todas as sextas-feiras, de manhã
Ponte das Laranjeiras - todas as quartas-feiras, à tarde
Santanésia - todas as quinta-feiras, à tarde
Rosa Machado - todas as quartas-feiras, de manhã
Varjão - todas as terças-feiras, à tarde
Jaqueira - todas as quartas-feiras à tarde, de 15 em 15 dias
Caiçara - todas as segundas-feiras, de manhã
Cacaria - todas as segundas-feiras, à tarde
Ribeirão das Lajes - todas as terças-feiras, de manhã
Arrozal - todas as quinta-feiras, à tarde