A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí em parceria com a Secretaria de Turismo de Rio Claro realizaram, na terça-feira (1º), uma reunião com empresários e interessados no ramo de gastronomia, arte e turismo de Passa Três para discutir o início da Rota Gastronômica Piraí - Passa Três. O encontro foi realizado na fazenda São Come e Damião. A proposta é integrar Piraí ao bairro Passa Três, identificar e qualificar os comerciantes e empreendedores da estrada RJ-145 para aproveitar o movimento dos turistas.
Fernanda Lopes, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí, informou que a próxima etapa é identificar o profissional que deseja participar da Rota para fazer um cadastro.
“Vamos, em parceria com o Sebrae, fazer um cadastro com os comerciantes para identificar o potencial e as dificuldades. A proposta é divulgar a Rota para fomentar o turismo na região”, explicou Fernanda.
Cecília Brasil é moradora de Passa Três e produz geleia. Ela acredita que com a criação da Rota vai aumentar as vendas da sua geleia.
“É uma proposta que vai ajudar a todos nós. Passa Três é caminho para muitos turistas”, disse Cecília, que comercializa a sua geleia na porta de casa na RJ-145.
No último dia 23/9, a proposta da criação da Rota Gastronômica foi apresentada em Piraí, no Condômino das Artes.
"A Rota Gastronômica vem como um projeto voltado para o turismo através da gastronomia nessa região. A Secretaria vem como um dos fomentadores desta ideia, promovendo apoio em diversos níveis para o seu desenvolvimento", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Charles Barizon.
Por Geferson Henrique Pedro