As obras das novas instalações da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do distrito de Santanésia em Piraí estão na reta final. Segundo o secretário de Obras Roberto Borges, o contrato com a empreiteira responsável pela construção da parte física já está terminado, aguardando as próximas etapas que consistem em avaliação de fiscalização e instalações finais, com previsão de conclusão em até 60 dias.
O projeto inicial sofreu reestruturação nas partes elétrica e lógica, além de modificações na climatização, situações recorrentes em obras. O local espera agora a finalização da climatização, com a instalação de ares condicionados para garantir a manutenção dos equipamentos; colocação do mobiliário e equipamentos que já foram adquiridos; e a implantação da parte visual, com a sinalização, que também está em andamento na gráfica, e paisagismo. As etapas já estão orçadas e com os investimentos reservados.
O PSF de Santanésia contará com a atual equipe em novas instalações, que possui dois médicos assistindo a população. Com o Concurso Público nº 01/2017 espera-se preencher o cargo de médico da família da unidade. Além disso, o PSF disporá do Prontuário Eletrônico do Cidadão (Pec) já implantado na cidade, promovendo o atendimento eletrônico e mais eficiente dos pacientes. Segundo a enfermeira Rosane de Sousa "cerca de duas mil cidades no país utilizam o sistema e Piraí tem sido pioneira no quesito, testando as versões à frente de outras cidades".
O prontuário eletrônico reúne o histórico dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela Atenção Básica. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita o acesso aos dados, procedimentos realizados e resultados de exame dos pacientes de maneira unificada, e ainda que o Ministério da Saúde confira on-line os investimentos de cada município.