A Secretaria de Cultura de Piraí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS Reviver, na próxima quarta-feira (30), às 14 horas, na Praça da Preguiça, no Centro, realizarão o lançamento do projeto “Piraí Musical – Reviver Cantando”, com o objetivo de promover através da musicalização o bem estar dos usuários dos programas de saúde mental do município.
A coordenadora do CAPS Reviver (Centro de Atenção Psicossocial), Fátima Regina da Silva Souza, explicou que a música é uma ferramenta importante para promover a saúde.
“A música aumenta o bem estar, favorece os relacionamentos, estimula a memória, o pensamento e a reflexão, contribuindo para fortalecer o estado emocional dos usuários dos nossos serviços”, completou Fátima.
A psicóloga Jéssica Calderon Paixão informou que as oficinas acontecerão todas as sextas-feiras, às 10 horas, na sala de oficinas do CAPS e envolverá inicialmente cerca de 20 usuários selecionados através de adesão voluntária, um professor de música e três profissionais de saúde mental.
“O projeto servirá como mais um dos diversos instrumentos utilizados pelos profissionais de saúde mental do município como método terapêutico para favorecer o desenvolvimento emocional e a integração social”, destacou Jéssica.
O CAPS Reviver, localizado à Rua Manoel Alexandre de Lima, nº 10, bairro Asilo, realiza o acompanhamento de cerca de 980 pessoas de diversas localidades do município nas mais diversas situações de vulnerabilidade emocional, psicológica e psiquiátrica.