A E. M. Luiz Marinho Vidal é exemplo mais uma vez. Através do 'Projeto Movimento Verde: da educação ambiental à inclusão social', 250 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados com destino à Eco Óleo, empresa de fabricação de biodiesel. As coletas começaram em maio, quando a diretora Cláudia Santos fez parceria com a empresa.
"Os alunos, os seus pais e a comunidade vêm entendendo o papel do projeto de educação ambiental. Eles têm apoiado e incentivado as crianças a descartarem o óleo de cozinha usado no Ecoponto da escola", explicou o professor Fernando Marlos.
O biodiesel é um combustível não poluente usado em fábricas automotivas. Com o projeto, os alunos aprendem que o óleo não é descartável após uso, ou seja, não deve ser jogado no solo, no vaso sanitário, tampouco no lixo. Ainda de acordo o professor Fernando, as ações acontecem gradativamente e o trabalho será a longo prazo.
O 'Projeto Movimento Verde' não é patrocinado, mas possui parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Ciência e Tecnologia, além do SESC - BM, Cedae e Eco Óleo. A E. M. Luiz Marinho Vidal conta com as parceiras no próximo ano, para dar continuidade ao projeto.
Visitas ambientais
Em setembro de 2014, a escola começou a trabalhar a Educação Ambiental Crítica (EAC) nas aulas de Educação Física, com o objetivo de incentivar os estudantes a transformarem a comunidade onde moram. Os jovens visitaram Ribeirão das Lajes, em Piraí; a ETA Guandu, em Nova Iguaçu; o Jardim Botânico, Pão de Açúcar e Pedra Bonita, no Rio de Janeiro. As crianças foram ao SESC - BM, onde realizaram atividades ambientais.