A Prefeitura Municipal de Piraí, na noite de quarta-feira, 25 de novembro, inaugurou o sinal comunitário para acesso residencial gratuito do projeto Piraí Digital, para os moradores do bairro Vila Nova Esperança, em Piraí. O evento, realizado na praça do bairro, contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio, do vice Francisco Perota, vereadores e secretários municipais.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, explicou aos presentes como funciona o acesso residencial oferecido pela Prefeitura, os procedimentos e cuidados necessários para uma boa recepção do sinal de Internet.
“Hoje temos 107 pontos conectados com Internet gratuita em escolas e prédios da Prefeitura. Temos acesso liberado em oito praças públicas e 22 bairros estão atendidos com o acesso residencial gratuito”, explicou Osni Silva.
Segundo Osni Silva, ao todo, são 3001 residências conectadas, com uma estimativa de 12 mil usuários.
O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância do projeto como instrumento de inclusão social através do acesso à informação.
“A Internet é uma ferramenta importante para a prática da democracia. Através dela é possível a qualquer hora acessar informações importantes e conferir o que está sendo feito pela administração pública através da seção de transparência no Portal da Prefeitura. Lá estão disponibilizadas todas as contas e ações dessa gestão e, também, das administrações anteriores”, afirmou o Dr. Luiz Antonio.
No evento foram sorteados dez quites de antenas para acesso à Internet, doados pela empresa A2B Logística, instalada no Bairro e entregues as chaves de acesso individuais à rede da Prefeitura para os 76 moradores cadastrados no Projeto.
Alexandre Maria da Silva, 33 anos, marceneiro autônomo, disse que o acesso à Internet será muito importante, principalmente para o seu negócio.
“Com esse acesso pretendo divulgar melhor o meu trabalho e conquistar novos clientes. Além disso irá facilitar muito a vida da empresa com relação a pagamentos e outros serviços disponíveis na Internet”, destacou Alexandre Silva.
Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro, Márcia Pires, o acesso à Internet irá facilitar muito a vida dos moradores do bairro.
“Esse projeto vem resgatar uma grande dívida social, promovendo a inclusão e o acesso à informação, permitindo que os moradores exercitem melhor a cidadania e a democracia. Vai melhorar muito a comunicação com parentes e amigos, além de facilitar as pesquisas escolares dos nossos filhos”, explicou Márcia Pires.
O próximo bairro a receber o acesso residencial gratuito à Internet será o Santa Thereza, que já está com o cadastro aberto, até o dia 27, sexta-feira, na Igreja Assembleia de Deus do Bairro. A inauguração está prevista para o próximo dia 2 de dezembro, às 19 horas.