A direção do Hospital Flávio Leal informou, em nota, que a partir desta terça-feira (9), a classificação de pacientes que passarão pelo setor clínico serão realizadas apenas de segunda a sexta-feira, em dias úteis de 8h às 17h..
A Classificação de Risco para a pediatria está suspensa temporariamente, sendo os atendimentos pediátricos realizados de acordo com a ordem de chegada e a funcionária responsável pelo levantamento de prioridades dos casos juntamente com o Enfermeiro Classificador de Risco, que farão o encaminhamento adequado.
A nota também informa sobre o período de espera para as classificações verde e azul, que serão modificados com base no protocolo reconhecido mundialmente, de acordo com o descrito abaixo:
Emergência (vermelha)- necessidade de atendimento imediato
Urgente (amarela) - encaminha para consulta médica imediata; caso de gravidade moderada. Avaliação em no máximo 30 minutos; necessidade de atendimento médico priorizado, sem risco imediato.
Pouco urgente (verde) - encaminhar para consulta médica, atendimento preferencial. avaliação em no máximo 120 minutos; caso de menor urgência que pode aguardar atendimento médico.
Não urgente (azul) - encaminhar para consulta médica; avaliação em no máximo 240 minutos.
OBSERVAÇÃO: Em caso de piora do quadro clínico durante a espera, retornar ao enfermeiro da classificação de risco para reavaliação.
A direção destaca que a medida tem a finalidade de adequar e melhorar o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco da unidade. "Destacamos que este protocolo foi montado levando em conta que a população do município de Piraí conta com cobertura de 100% Estratégia de Saúde da Família", finalizam.