Desde o dia 1º de julho, através do programa Visita Aberta, familiares e amigos de pacientes em internação no Hospital Flávio Leal, contam com um novo horário ampliado para ver seus entes queridos, das 11 às 20 horas, todos os dias da semana, com direito de acesso a duas pessoas por vez, pelo período de 15 minutos.
A assistente social do HFL, Amanda Cristina Cabral, explicou que a Visita Aberta é uma ação prevista na lógica de humanização das ações de saúde do SUS, ampliando o acesso dos visitantes às unidades de internação como forma de garantir o vínculo da pessoa hospitalizada com a família e amigos.
- A visita aberta corresponde a um grande e importante instrumento de alívio para o paciente onde se tem a oportunidade de interação com os familiares e a equipe multiprofissional, em que todos colaboram para o processo de recuperação do mesmo, tornando o processo de internação menos sofrido -afirmou Amanda Cabral.
A assistente social esclareceu, ainda, que para as pessoas que farão visitas aos pacientes é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, que os pacientes psiquiátricos ou na sala de estabilização não seguirão este novo padrão, permanecendo os horários de 14 às 15 horas e das 17 às 18 horas. Os indivíduos em internação que tiverem algum impedimento clínico ou precauções médicas deverão seguir as normas da instituição.