Foi realizado na manhã desta quarta-feira (26) o VIII Fórum Intersetorial de Saúde Mental. O evento aconteceu no Instituto Oasis e reuniu representantes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
Com o tema "Violência Autoprovocada" o encontro buscou propor reflexões e estratégias de abordagem e cuidado no atendimento a pessoa que encontra-se nesta situação de agressão contra si mesma, usando muitas vezes como válvula de escape para dores emocionais, em um recurso de desespero.
"É no âmbito intersetorial que conseguimos encontrar caminhos para estas questões, sendo aqui um espaço para, enquanto pessoas, refletirmos e propor estratégias humanas para tratar desses temas complexos e delicados e que envolvem a Saúde Mental", disse a coordenadora do Programa de Saúde Mental Fátima Regina.
O evento contou ainda com a presença da doutora em psicologia Maria Spinoza e a psicóloga do CAPSi de Volta Redonda Gláucia da Silva, das secretárias de Saúde Maria da Conceição e de Educação Sandra Gomes Simões, das representantes da Assistência Social e Saúde Mental Raquel Costa e Ana Paula Campos ; e e ainda com a apresentação do Panorama Municipal das Notificações de Violência realizado pela chefe de divisão de Vigilância em Saúde Ana Cristina de Souza Braga.
Os participantes organizaram em grupos de trabalho e depois contribuíram com suas ideias de estratégias de enfrentamento e ações intersetoriais.