O tradicional Festival Vale do Café, que está em sua 12ª edição, movimenta o sul do estado e mais uma vez passa por Piraí. Este ano a novidade é que Arrozal e Santanésia também serão contemplados com ações. Dia 25, 26 e 27 de julho atrações culturais farão parte do festival. O homenageado desta edição é Dorival Caymmi, que tem seu centenários comemorado em 2014.
Uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com a solista Fafá de Belém está marcada para as 20h30, na Praça de Santana, na sexta-feira (25). Em Arrozal, no sábado (26), às 20 horas, um cortejo de tradições passará pela praça São João Batista, com o grupo de jongo. Participarão grupos de Vassouras, Barra do Piraí e Valença com ações tradicionais do Vale do Café. O Grupo de Choro de Piraí também se apresentará. Em Santanésia, no domingo (27), o Grupo de Choro de Piraí volta a se apresentar, a partir das 11 horas, na praça Jacques Crolard, onde também terá a feira dos artesãos.
O secretário de cultura, Charles Barizon, comentou que espera-se um aumento considerável de turistas.
“Aguardamos um bom número de turistas e contamos também com a população local, para que valorize essa importante atividade cultural do Estado. As ações que serão promovidas em Arrozal e Santanésia vem de encontro com a política de descentralização de cultura no município. É a primeira vez que estes distritos recebem essa atividade” complementou.