A semana foi dedica à ExpoArte nas escolas de Piraí. O projeto chega à 7ª edição em seu oitavo ano e envolve as 18 instituições da Rede de Municipal de Ensino com muita arte, cultura e aprendizado.
A exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo e tem como objetivo promover a cultura atrelada às diversas áreas de conhecimento e disciplinas, além de valorizar a expressão artística dos alunos, aproximando da comunidade, pais e outros membros da Rede de Ensino.
Cada uma das escolas participantes tem os temas e os conceitos trabalhados em sala de aula e depois retratados na exposição. O processo somatiza técnicas, conteúdo, metodologias e estética, como ressalta a Coordenadora de Artes Mali Ribeiro dos Santos Martins. "A interdisciplinaridade é trabalhada e, depois cada aluno interpreta o que aprendeu e expressa aquilo em arte, que são os resultados dessas exposições nas escolas", disse.
Depois, os trabalhos de destaque irão para a vernissage, que tem previsão para fevereiro de 2018, na Casa de Cultura. A coordenadora destacou também o reaproveitamento de materiais para as confecções das obras e ainda que a ação vai de encontro às leis do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas redes de ensino.
No Ciep 477 Professora Rosa da Conceição Guedes, os alunos trataram do tema além de outros como Minimalismo, Perspectiva e as obras de Picasso. O aluno Paulo Ricardo Esteves Vieira, do 9º ano, valoriza a atividade desenvolvida na escola. "Foi muito importante conhecer um pouco mais da Cultura Brasileira e também outros conceitos como o Minimalismo, que foi o meu favorito". A colega de turma Milena de Faria Fernandes concorda. "Aprendemos o que era cada movimento cultural, como surgiu, depois apresentamos. E é muito legal chegar aqui, ver o seu trabalho e as pessoas elogiarem, pois quando a gente faz, a gente nunca acha que ficou tão legal. Então foi boa a experiência", disse.