A Secretaria de Assistência Social promoveu através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – um encontro com idosos para abordar o tema “Envelhecer com dignidade é um direito”. A programação contou com a palestra da criadora e diretora da ‘Oficina da Memória’, Tânia Guerreiro. Ela é médica e doutora em Biociências e estava acompanhada de Elsa Gonçalves, psicóloga que faz parte do projeto. O evento aconteceu na sexta-feira (14) na Agremiação Esportiva Piraiense.
Sexta, 14 Novembro 2014 11:01
Especialista dá palestra sobre 'Oficina da Memória'
Tânia Guerreiro expôs pesquisas sobre neurociência e se dedicou em apresentar novos estudos que quebram o estigma de que o envelhecimento traz perda de memória.
“É possível envelhecer com saúde, mantendo a cognição e o raciocínio. Alguns fatores que dependem do nosso estilo de vida fazem com que tenhamos condição de continuar aprendendo até o fim. O envelhecimento normal não traz perda de memória” confirmou realçando que o maior medo geralmente é o receio de perder a consciência de quem somos e do controle da nossa vida.
A oficina
A missão da oficina da memória é aprofundar a compreensão sobre a natureza humana. Usar este conhecimento como instrumento de transformação do ambiente interno das pessoas, favorecendo a expressão de suas habilidades e a mobilização de suas potencialidades, para um viver renovado de bem-estar e harmonia. Ainda segundo o portal oficial, existe em cada um de nós um potencial cerebral, inato, adormecido. Em qualquer idade podemos despertá-lo para nosso crescimento pessoal e usufruir de mais autoconfiança, eficácia e alegria.