A Escola Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, iniciou oficialmente na quinta-feira (5) o projeto “Movimento Verde – Da Educação Ambiental à Inclusão Social”. Diversas atividades com todas as turmas da escola serão realizadas com temas voltados ao Meio Ambiente. Na abertura foi o dia de representantes do IBAMA conversarem com as turmas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano e do material didático dos alunos. A iniciativa que surgiu de um projeto de pesquisa do professor de Educação Física, Fernando Malos, contagiou todas as demais disciplinas e também os estudantes.
Parcerias foram firmadas com o Parque Nacional da Tijuca, Jardim Botânico, Zoológico do Rio de Janeiro e Pão de Açúcar para que os alunos possam visitar esses locais e receber orientações dos profissionais da área. A primeira já aconteceu na terça-feira (3) na Pedra Bonita, na Floresta Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Tainá Maia, aluna do 8º ano participou e demonstrou satisfação em fazer parte do projeto.
“Eu gostei muito. É uma iniciativa muito boa para mostrar que precisamos cuidar e como devemos preservar o Meio Ambiente. Vimos isso muito bem no primeiro passeio na Pedra Bonita. Depois de todo esse aprendizado sei que terei ainda mais condições de orientar as pessoas também da comunidade” enaltece a jovem.
O coordenador Fernando Marlos ressaltou que o desejo é conseguir transmitir noções de educação ambiental para todos estudantes e que, deste modo, eles possam vir a ser multiplicadores de conhecimento, transformando, assim, a comunidade em sua volta. Atividades abertas para comunidade também estão no cronograma do Movimento Verde.