A Escola Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, inicia no dia 5 de março o projeto ‘Movimento Verde – Da Educação Ambiental à Inclusão Social’. Diversas atividades interdisciplinares serão realizadas com os 300 alunos que estudam na Instituição, da Educação Infantil ao 9º ano, abordando a Educação Ambiental e Sustentabilidade. O objetivo é estimular a difusão de tais conceitos. Durante todo semestre acontecerão visitas, palestras e oficinas. Algumas atividades serão abertas para a comunidade.
O professor de Educação Física, Fernando Marlos, é coordenador do projeto e valoriza que ‘as visitas técnicas também terão o objetivo de proporcionar a inclusão social, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de conhecer áreas verdes urbanas e pontos turísticos que jamais teriam condições de ir’.
Para inauguração do Movimento Verde, uma cerimônia será realizada na Escola com a participação da superintendente do IBAMA, Silvania Gonsalves e autoridades locais.
Passeios para o Parque Nacional da Tijuca, Jardim Botânico, Zoológico do Rio de Janeiro e Pão de Açúcar estão marcados desde 2014 quando as parcerias foram firmadas. Esportes de Aventura também estão no calendário e envolvem caminhadas ecológicas, slackline e muro de escalada.
Fernando avalia ainda a satisfação de uma iniciativa que surgiu com um projeto de Educação Física, elaborado por ele, ter a condição de englobar toda a Escola e demais disciplinas. Com isso, o projeto ganha uma dimensão ainda maior.
“Temos a melhor expectativa possível para o início das atividades. Palestras realizadas na Escola serão, inclusive, abertas para comunidade que também poderá participar. Queremos realmente conscientizar e mudar o modo de tratar o Meio Ambiente” destaque lembrando que o país sofre uma real crise hídrica.