O projeto de Robótica de Piraí tem muito o que comemorar. É que duas equipes da cidade foram aprovadas na modalidade prática da Seletiva Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e agora avançam para a etapa estadual.
A competição possui duas modalidades, sendo elas teórica e prática. A fase inicial da parte prática aconteceu no último sábado (1) e reuniu cidades da região como Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Petrópolis e Piraí.
Na disputa, os robôs projetados pelas equipes devem percorrer um trajeto inédito com obstáculos em um tempo pré-determinado. Das 18 equipes que participaram, 4 eram de Piraí e duas terminaram entre as sete colocadas.
Agora, as equipes seguem para a etapa estadual, que acontece no próximo dia 22 de setembro em Volta Redonda e dali, quem sabe, representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional em João Pessoa -PB.
O projeto de Robótica Educacional é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia, sob responsabilidade do secretário Osni Silva, e busca trabalhar com as equipes o pensamento crítico, científico e criativo em torno da robótica e outros desenvolvimentos tecnológicos.
"É a primeira vez que Piraí participa de uma competição na área da Robótica e o desafio é grande, mas os resultados já mostram que o trabalho feito aqui tem valido à pena, já vemos as respostas dos alunos, naquilo que é ensinado a eles", disse o Leonardo Rosa Vieira Chefe de divisão de estudos e Pesquisas do Departamento de Robótica, que conta também com o instrutor e técnico de suporte local Jônatas Neves de Souza.
As equipes participantes:
Equipe Android – Professor Leonardo Rosa Vieira
Henrique César Teixeira Filho
Cauã Campos de Souza e Silva
Equipe Delta – Jônatas Neves de Souza
Gustavo Borges Nunes
Caio Nassif Teodoro
Davi Ricardo Marfil Mendes
Equipe iRobot – Jônatas Neves de Souza
João Henrique Aguiar de Souza e Silva
Arthur Filipe Ribeiro Cunha
Equipe Skynet – Professor Leonardo Rosa Vieira
Raul Rodrigues Brito
Cauan de Oliveira