A Coordenadoria de Controle Interno de Piraí em parceria com a Controladoria Geral do Município realizou o Primeiro Encontro dos Órgãos de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Eocim-RJ). Participaram representantes da controladoria de vários municípios que discutiram principalmente sobre a elaboração de propostas de temas que possam contribuir em seus serviços por meio de parcerias; viabilidade de criação do Conselho Regional dos Órgãos de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro e um diagnóstico sobre o funcionamento dos trabalhos prestados.
Sexta, 23 Mai 2014 10:51
Encontro de controladores discute criação de Conselho Regional
O controlador geral do município do Rio de Janeiro, Antonio Cesar Lins Cavalcanti, expôs a proposta da criação de um Conselho Estadual que visa ganhar representabilidade perante órgãos públicos.
"Existe o Conselho Nacional no qual alguns municípios fazem parte. O município do Rio de Janeiro é um deles e gostaríamos de trazer essa experiência para as cidades do interior. Pretende-se ganhar em representabilidade e interlocução com outros órgãos como o TCE (Tribunal de Contas do Estado). Essa troca de experiências facilitaria o trabalho. Ganharíamos em tempo e poderíamos sempre estar trocando ideias. Queremos contribuir e ajudar no que for preciso para funcionarmos de maneira a motivar os demais municípios" explicou.
O prefeito Dr Luiz Antonio ressaltou que "é importante a organização dos setores de Controle Interno dos municípios para ajudar na organização de toda estrutura administrativa das prefeituras e dar mais transparência as ações do poder público para atingir as metas de melhoria da vida nas cidades".
A coordenadora de Controle Interno de Piraí, Lenilda Braga, comentou que o Encontro serve para gerar maior integração e buscar melhorias no trabalho.
"Esse encontro representa o fortalecimento dos órgãos de Controle Interno visando a melhoria dos resultados da administração pública" assegurou Lenilda.
Os controladores e representantes presentes tiveram como principal percepção o beneficio de compartilhar as necessidades de cada município. Com isso, gerando um conhecimento que possibilita a busca de soluções.
Francisco Lopes, assessor técnico da Inspetoria Geral de Controle Interno de Volta Redonda, frisou a relevância do Encontro:
"É importante a integração entre os órgãos de controle para trocar experiências e buscar melhores técnicas de gestão adaptadas a cada município" complementou.