O encerramento de mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde - EdPopSus - aconteceu nessa quinta-feira (12), no Instituto Oasis.
O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e visa práticas de educação em saúde vigentes no SUS, considerando os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares. A inclusão das lideranças populares e movimentos sociais é fundamental para expandir o conceito de saúde, considerando que os saber e práticas não estão restritos aos profissionais, além de trazer experiência e apropriação de suas práticas populares.
"Cada turma tem um viés diferente, e é muito bom trabalhar em cima desta diferença. Nosso maior objetivo é encontrar dispositivos dentro da comunidade para trabalharmos, compartilhar os conhecimentos com a comunidade para produzir saúde, prevenir as doenças e melhorar a qualidade de vida" explicou a educadora popular Luana da Silva Lima.