O Dia Mundial do Diabetes acontece em 14 de novembro. O objetivo da data é conscientizar às pessoas portadoras o quanto é importante o conhecimento e informações sobre a doença. Segundo o Ministério da Saúde, através de sua biblioteca virtual o Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Barros, ressalta que o plano de cuidado com diabetes acontece em três vertentes: alimentação, atividade física e medicamento.
"Não controla-se o diabetes se não fizer os três. É possivel ter uma vida saudável tendo diabetes. A doença não deve ser sinônimo de isolamento do meio social. Além disso, todas nossas unidades de saúde oferecem os medicmentos e tem como oferecer o nutricionista o educador físico para colaborar com o paciente" complementa.
Tipos e Sintomas
A doença possui tipos diferentes. Geralmente o tipo 2 é pouco sintomático. Ao contrário no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rápidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem até entrarem em coma, ou seja perderem a consciência, uma situação de emergência e grave. Conforme informa a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Quando presentes os sintomas mais comuns são:
- Urinar excessivamente;
- Sede excessiva;
- Aumento do apetite;
- Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva;
- Cansaço;
- Vista embaçada ou turvação visual;
- Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele;
Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnostico.