A Secretaria de Saúde estipulou a quarta-feira (28) para ser o dia D de combate a hanseníase. A coordenadora do Programa de Imunização de Piraí, Gisele Mota ressaltou que a intenção é mobilizar as Unidades de Saúde da Família a debaterem o tema e prestarem esclarecimentos à população. Ou seja, fortalecer o trabalho que é desenvolvido durante o ano. As Unidades reforçarão atividades educativas nas salas de espera, por exemplo. A iniciativa faz parte da campanha do dia mundial de luta contra a doença, celebrado anualmente no último domingo de janeiro, desde 1954.
A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, também conhecida como lepra ou mal de Lázaro. Ela atinge a pele. No entanto, seguindo o tratamento adequado tem cura. O diagnóstico precoce é essencial para que o paciente não fique com nenhuma seqüela. Alguns sintomas são:
- Sensação de formigamento,
- Fisgadas ou dormência nas extremidades;
- Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade;
- Caroços e placas em qualquer local do corpo;
- Diminuição da força muscular;
A hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada bactéria Mycobacterium leprae e é transmitida através do contato direto com pessoas contaminadas sem tratamento. Quando em tratamento médico, as pessoas com a doença não apresentam risco de transmissão.