A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza curso de Inseminação Artificial. O curso conta com partes teóricas e práticas. 15 alunos aprendem sobre como deve ser feita a observação das condições do animal, manejo, cuidados e também como devem proceder na inseminação. Durante cinco dias eles são orientados por veterinários e profissionais da área.
Celso Rayol, orientador dos alunos, explicou que o recurso da inseminação facilita a reprodução porque a utilização de touro tornou-se complicada e pouco usual. Deste modo, o processo é adiantado e controlado de forma mais eficaz.
Bruno Valle, produtor rural, trabalha na fazenda de sua família e assegurou que os conhecimentos adquiridos durante o curso farão a diferença na produção dos negócios.
“Estou fazendo os cursos promovidos pela Secretaria e este em especial tem muitas coisas que eu não aprendi antes. É na verdade o que mais me interessa porque pretendo usar isso na fazenda” complementou.
A secretária de agricultura, Carla de Carli, ressaltou que o curso serve para complementar o programa que já é executado pela Secretaria: o de melhoramento genético. Este programa disponibiliza toda estrutura para inseminação à produtores do município. Veterinários da Secretaria avaliam e realizam o processo. A capacitação pretende, portanto, dar o conhecimento e liberdade para que os próprios produtores possam fazer esse serviço daqui há algum tempo. Deste modo, otimizar tempo e produção.