As secretarias de Promoção Social e de Planejamento e Integração de Políticas Públicas do Município, em parceria com o SENAI - RJ, ontem, por volta das 18 horas, no CEAMTEC – Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos, no centro, realizaram a aula inaugural do curso de eletricista de automóveis, realizado através do PRONATEC -Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
A agente de administração do SENAI de Barra do Piraí, Denise Victorino explicou aos alunos que as aulas regulares do curso começarão no dia 14 de abril, com o instrutor Sérgio Garcia e o total de 220 horas de carga horária, distribuídas em 55 dias.
As aulas teóricas acontecerão no CEAMTEC, no horário noturno, e a partir do dia 2 de junho terão início as aulas práticas que serão realizadas nos laboratórios do SENAI em Barra do Piraí.
Ana Lúcia Nogueira Ernesto, 52 anos, residente em Arrozal, disse que resolveu fazer o curso por gostar de tudo que é relacionado a carros. Hoje ela trabalha como diarista, fazendo bicos como garçonete em eventos e vendendo salgados.
“Sempre quis fazer um curso de mecânica de automóveis. Sou apaixonada por carros. Acho que é uma oportunidade e se surgir uma proposta de trabalho que valha a pena pretendo aproveitar”, afirma Ana Lúcia.
Aldemir Ribeiro, 34 anos, três filhos, morador do Bairro Vale Verde, em Piraí, já trabalhou como mecânico industrial e hoje atuando como gráfico, afirmou que o curso é uma oportunidade de aprimoramento profissional.
“A gente sempre está procurando uma forma de melhorar de vida. Esse curso com certeza é uma boa chance para conseguir um trabalho melhor, trazendo mais segurança e conforto para a minha família”, completa Aldemir Ribeiro.
Karen da Cunha Ribeiro Gomes, 16 anos, moradora do Distrito de Arrozal, está no 8º ano do ensino fundamental e é mais uma das três mulheres que estão fazendo o curso.
“Com certeza é uma oportunidade que pretendo aproveitar. Quero trabalhar e ser eletricista de automóveis. Sei que não é uma profissão muito comum para as mulheres, mas acho é muito legal”, explica Karen Gomes.
O curso beneficia a 24 alunos inscritos através dos CRAS de Piraí e Arrozal, sendo destinado especificamente a pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal, com idades entre 16 e 58 anos. Para participar do curso todos os alunos recebem material didático, uniformes do SENAI, auxílio alimentação e auxílio transporte.