Em razão ao aniversário da Lei Maria da Penha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Piraí, realizou nesta semana rodas de conversa sobre a Violência Contra Mulher em Arrozal e no Centro da cidade.
O principal objetivo desses encontros é promover a troca de informação e experiências. Foram convidadas as mulheres que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), executado pelo Cras de Piraí e de Arrozal. Elas puderam tirar dúvidas com os profissionais em relação à Lei e aos serviços de proteção executados pelo Creas e ainda compartilhar experiências.
Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/06)
A Lei Maria da Penha é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. No encontro, foram apresentados os conceitos de violência doméstica e os tipos - física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Também foram lembrados os números de disque denúncia, o 180 - Central de Atendimento à Mulher, para estes casos específicos; e o 100, para situações que envolvem a violação dos Direitos Humanos, como maus tratos aos idosos, exploração infantil. Não é necessário identificação, ou seja, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
Creas
A coordenadora da Assistência Social do Creas Raquel Costa explicou que o Creas é uma unidade vinculada à Assistência Social que presta serviço para pessoas ou famílias em situação de risco pessoal e social, de violência ou violação de direitos. "O Creas conta com uma equipe preparada e qualificada para amparar e auxiliar dentro das possibilidades aqueles que necessitam de nossa orientação e ajuda", destacou.
O acesso ao Creas se dá de maneira espontânea ou por encaminhamento da Rede Socioassistencial, quando são identificados os casos que necessitam de intervenções para que haja garantias dos direitos.
O Creas fica localizado na R. Bulhões de Carvalho, n° 233, Casa Amarela e o número para contato é (24) 2431-9967.