O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Piraí promove uma ação nas escolas durante todo o mês, com o intuito de conscientizar e abrir um debate sobre o tema.
O projeto é voltado aos alunos dos 8º e 9º anos das escolas da rede municipal; os profissionais do Creas apresentam materiais em vídeos como reportagem e documentário e ainda orientam os alunos a identificar sinais e situações que possam indicar abusos ou exploração.
"Nosso trabalho nas escolas é informar, sensibilizar e alertar sobre os riscos. Procuramos gerar o debate pois assim conseguimos tirar as principais dúvidas e também explicamos os procedimentos e os locais de denúncias, como é o caso do Disque 100", disse o psicólogo do Creas Bruno Vasconcelos.
"A ação também cumpre o papel de apresentar nosso trabalho, explicando o serviço do Creas, os atendimentos, orientações e acompanhamentos a todos aqueles que tem seus direitos violados", destacou a advogada do Creas Emiliana Alvarenga.
O Creas oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, entre outros, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT, mulheres, pessoas em situação de rua e outros.
Qualquer denúncia que se enquadre em situação de violação dos direitos das pessoas pode ser realizada através do Disque 100, que funciona 24 horas, por meio de discagem direta e gratuita. Ou através do telefone do Creas Piraí (24) 2431 9967. Qualquer denúncia pode ser feita de modo anônimo, ou seja, sem que a pessoa precise se identificar.