Em razão das medidas adotadas para conter as transmissões do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde de Piraí, por meio da equipe de Vigilância Sanitária, promoveu, na terça-feira (7), uma capacitação com os servidores que trabalham na funerária e nos cemitérios do município. Os servidores foram orientados em relação as medidas padrões para liberação, velórios e enterros em casos considerados suspeitos ou confirmados da doença. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Piraí, Mônica Magalhães Torres, explicou que o encontro teve como objetivo explicar detalhes de como serão realizados os velórios no município a fim de evitar o contágio pelo COVID 19, como medidas básicas de prevenção que sejam adotadas por todos, especialmente para aquelas pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos como casos suspeitos ou confirmados de infecção humana pelo COVID-19.
O servidor público Elias Conrado Dolores disse que a orientação é de uma importância para os funcionários para superar esse momento difícil.
“Com essa epidemia de Covid-19, essa orientação é importante para nós, porque todos os funcionários vão saber se portar diante desse caso tão grave. Vão saber como manusear o corpo, como usar os equipamentos necessários e também como confortar a família nesse momento tão difícil. Essa orientação é de suma importância”, disse Elias.
Os servidores foram orientados também sobre utilizar o Equipamento de Proteção Individual - EPIs (óculos, máscara cirúrgica, aventais impermeáveis e luvas descartáveis); realizar a higienização das mãos antes e após a utilização dos EPIs, além de informações sobre o transporte do cadáver.
VELÓRIO
Considerando a situação epidemiológica atual de Coronavírus (COVID-19) e como medida de proteção àqueles que estejam no recinto, o caixão deverá permanecer fechado durante todo o transporte, velório até o sepultamento.
Por Geferson Henrique Pedro