Na manhã de sábado (30), aconteceu a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente. O tema debatido entre os representantes e populares foi a implantação do programa de coleta seletiva na cidade - o Piraí Recicla.
O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância destes espaços de decisão e acompanhamento sobre as políticas públicas. "Frente ao cenário político e econômico que temos visto no país, a saída é mais democracia. Descentralizar as decisões e valorizar estes espaços, já que o nível municipal é o mais próximo e que pode ter maior participação e acompanhamento da sociedade", disse.
Além do prefeito, estiveram presentes secretários da gestão, representantes da Carta Fabril, OAB, Associação de Moradores, servidores, Organizações Não-Governamentais e da sociedade.
Os presentes acompanharam uma palestra sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, ministrada pelo prof. José Roberto Castro Ciminelli,e ainda outra sobre o funcionamento do programa na cidade. O secretário de Meio Ambiente Mário Amaro conduziu as discussões sobre a elaboração do plano, que contou com a participação de todos os presentes.
Após, foi efetuada a eleição e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (COMMADE), cujo representantes definidos foram:
- Associação de Moradores: Ponte das Laranjeiras, Fedampi, Amigos do Vigário (titulares), Rosa Machado, Amigos do Sarole, Arrozal (suplente);
- Clube de Serviços: Igreja Evangélica Congregacional (titular), OAB (suplente);
- Empresas: Biollogus, Carta Fabril (titulares);
- Instituições de Ensino: Cederj (titular)
- Ong´s: Organização Não-Governamental Arrozalense de Recursos Renováveis (OARR).