O Carnaval de 2015 em Piraí superou as expectativas, em todos os aspectos, segundo o presidente da Comissão Organizadora, o Secretário de Cultura e Turismo Charles Barizon. A começar pela confirmação de ser o mais animado e mais seguro e tranquilo carnaval da região, pois durante os cinco dias a 94ª DP não registrou nenhum incidente grave de violência, embora tivessem passado pela cidade cerca de 30 mil pessoas, durante os cinco dias de festa.
Para os milhares de foliões que todo ano lotam as ruas de Piraí durante o Carnaval, tranquilidade, acolhida e ambiente familiar são as palavras que definem e explicam o motivo do sucesso da festa na cidade, que já extrapolou as fronteiras das regiões para chegar a outros estados.
A relações públicas, Viviane Ribeiro, de Cruzeiro, estado de São Paulo, afirmou que já virou tradição passar carnaval em Piraí, uma vez que se sente tranquila para curtir os bailes e blocos com toda sua família.
"Não cogito outro lugar, aqui é muito tranquilo e as pessoas da cidade são muito acolhedoras isso também faz toda diferença", disse Viviane.
Embora seja cedo para qualquer projeção, Charles Barizon não teme afirmar que o Carnaval de 2016 em Piraí tem tudo para ser melhor ainda. A Comissão Organizadora se reunirá para um balanço da festa. A possibilidade de algumas mudanças já surgem no cenário, com o objetivo de melhorar o evento.
“O Carnaval 2015 foi um Carnaval democrático a começar pela escolha do tema que foi feita através da internet: Gentileza e Alegria gera nossa folia. Sem dúvida é uma festa onde nós temos que observar uns pontos que precisam ser melhorados, mas que com certeza serão alcançados para o próximo ano. No geral foi uma festa com saldo positivo e uma festa que conseguiu manter a tradição de realizar bons Carnavais, onde a presença da família e a tranquilidade principalmente com as crianças foi um ponto alto.”
A chuva apareceu durante todos os dias, mas nem por isso a animação diminuiu. Prova disso é que que o bloco que encerrara a folia foi o de maior público este ano, Nação Rubro-Negra, lotou a praça com cerca de 3 mil pessoas.
Economia
Restaurantes e hotéis são os que mais lucram com o evento, as barracas também se beneficiam com as vendas para turistas e moradores. Ainda não se tem uma estimativa de quanto a festa injetou na economia da cidade. Mas além disso, o carnaval fomenta o emprego, e este ano foram mais de 300 empregos diretos, entre barraqueiros, controladores de público, equipe de apoio e fiscais foram gerados.