Santanésia cai na folia
O pacato Distrito de Santanésia traz sua contribuição para o Carnaval de Piraí, com o desfile dos blocos Santamnésia e Hotel Colonial, no sábado e domingo respectivamente, reunindo algumas centenas de foliões para brincar no centro da cidade.
Santamnésia
O Santamnésia, criado ano passado, como explica seu idealizador Luiz Fernando Colucci Júnior, tem como proposta reviver um pouco da alegria e animação dos carnavais do passado e promover a integração da família, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.
“Queremos reunir o máximo de pessoas nesse clima de paz e alegria. Ano passado nós invadimos Piraí e este ano queremos encher novamente a Barão do Piraí com a família de Santanésia.”, explica Júnior.
No desfile de 2013 o bloco desfilou embalado por sambas de enredo e marchinhas, já para este ano, afirma Júnior, o bloco terá sua própria marchinha que está sendo construída através da participação da galera, com a postagem de versos no grupo do bloco no Facebook.
“Temos o grupo Samtamnésia Folia – Carnaval 2013. Não mudamos o nome para não perder ninguém que já havia se inscrito no ano passado. A galera vai colocando os versinhos e temos uma equipe que faz a seleção e vai montando a música”, completa Júnior.
Luiz Fernando Colucci Júnior, explica que qualquer pessoa, de Santanésia ou não, pode participar do Bloco. O abadá deverá custar entre R$ 10 e R$ 20, mas todos devem se inscrever com antecedência. As inscrições podem ser feitas com a Simone da Papelaria ou o Julian, no Espaço de Festa do Bichoco, na Avenida Heloisa Beatriz Figeira, ambos no centro de Santanésia.
Bloco do Hotel Colonial
No domingo, por volta das 22 horas, desfila o Bloco do Hotel Colonial, completando 13 anos de participação no Carnaval de Piraí, composto exclusivamente por seus hospedes.
Nair Esborion, gerente do Hotel Colonial, conta que no início o era difícil convencer as pessoas a desfilarem, pois em geral, o perfil de quem se hospeda nesse período é de quem quer fugir do tumulto.
“No início muita gente ficou com o pé atrás, mas com o tempo virou uma grande brincadeira. Hoje quase todos saem no bloco e quem tinha filho pequeno na época em que começamos, mais ainda, pois eles cresceram e os adolescentes fazem questão de aproveitar”, explica Nair.
A gerente do Hotel ressalta que o clima de paz e tranquilidade do Carnaval de Piraí contribuiu muito para o sucesso do bloco. Que os hóspedes podem se divertir sem os temores naturais com relação a esse tipo de festa quando realizada nos grandes centros urbanos.
Outro destaque do Bloco do Hotel Colonial é o compositor, intérprete e escritor Nei Lopes, que depois de mais de 30 anos ligado às escolas de samba Salgueiro e Vila Isabel, desde 2001 participa do desfile. Além de sambar na avenida, Nei Lopes é o responsável pela música que embala o bloco, sempre com uma nova composição fazendo referência ao tema do carnaval de Piraí.