A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou o calendário de vacinação antirrábica de cães e gatos do ano de 2017. A campanha teve início no final do mês de junho e acontece nas áreas rurais e urbanas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas datas previstas.
A raiva é uma zoonose viral, todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus e podem transmití-lo por meio da saliva contaminada, principalmente através de mordidas de animais infectados. Devido às campanhas de imunização, a doença atualmente é considerada incomum, mas é necessário sempre o alerta, já que é incurável nos animais e fatal, podendo afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção.
Os animais podem ser vacinados a partir de dois meses de idade, e não é recomendável a aplicação em animais doentes e fêmeas que estejam esperando filhotes ou amamentando. Nestes casos, o proprietário do animal deve fazer contato com o setor para agendamento da vacina após o período de gestação ou de recuperação.
A Vigilância esclarece também o procedimento caso o animal seja mordido mesmo vacinado. O primeiro passo é lavar o ferimento com água e sabão, identificar o animal agressor e seu proprietário caso o tenha, e informar a Unidade de Saúde. Não é necessário matar o animal, caso o cão ou gato sejam conhecidos, basta prendê-los por dez dias, alimentando-o normalmente e observando mudanças em seu comportamento. O vírus da raiva em humanos está praticamente erradicado no Brasil, mas em caso de mordida, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo uma UBS para tomar a vacina. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
O telefone da Vigilância em Saúde Ambiental de Piraí é (24) 2411-9319, confira o calendário da vacinação clicando na imagem abaixo.