A Praça da Preguiça recebeu nesta manhã a cerimônia de iniciação e troca de cordas dos alunos do Projeto Capoeira de Piraí, realizado em conjunto com o grupo Abadá Capoeira.
O instrutor da modalidade na cidade, o mestre Grande Volta, apresentou os alunos iniciantes que jogaram oficialmente pela primeira vez (o chamado batismo) e receberam a corda branca; e também os que avançaram e trocaram de cordas até os graduados. A cerimônia contou com capoeiristas da região, incluindo o vice-campeão mundial Sombrinha, e também do mundo, com convidados do México.
O prefeito Dr. Luiz Antonio esteve presente no evento e ressaltou a importância de desenvolver este projeto na cidade. "Procuramos incentivar todos os esportes aqui em Piraí. A Capoeira tem um olhar especial porque ultrapassa o esporte e envolve também a cultura, o estilo de vida", disse.
Mestre Camisa, também fundador do grupo Abadá Capoeira, destacou que a capoeira é Patrimônio Cultural da Humanidade, justamente "porque socializa, traz a brasilidade e a nossa história que envolve a luta pela liberdade. E a razão da existência do homem é lutar por sua liberdade. Por isso, a Capoeira pode ser praticada por todos, independente de idade e crenças, pois ela promove a vida em paz e liberdade", disse