Agentes de Combate de Endemias (ACE) de Piraí e da região participam de uma capacitação do uso de reconhecimento geográfico e aprimoramento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com duração de duas semanas, o curso segue até o dia 22.
O treinamento é realizado pelos técnicos de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde e tem o objetivo de aprimorar o mapeamento das àreas urbanas e rurais para utilização em atividades e programas na área da Saúde. Além dos Agentes de Piraí, participam os de Resende, Vassouras, Porto Real e Rio Claro.
Os técnicos Onildo Gaudino da Silva e Ilnoel Nascimento Mendes explicaram que o trabalho parte dos mapa dos municípios e das localizações fornecidas pelo GPS, mas que precisa ir além e ser mais detalhado, já que tem informações que estão desatualizadas ou não constam no programa.
"Esta é a primeira etapa do projeto: atualizar o mapa com as informações e imagens. Depois partimos para o geoprocessamento, com associação de dados e coordenadas", explicou Onildo. "E a intenção é de colocar as informações pertinentes à saúde, para realizarmos um controle de Vetores de Doenças mais eficiente, com as indicações específicas", completou Ilnoel.
As ACE Elizângela Lourenço e Adriana Marinho participam representando Piraí. "Está sendo muito interessante, e vai servir muito para o trabalho de controle da dengue. Com os mapas atualizados, vamos ter mais acesso aos bairros", disse Elizângela. "Nós somos responsáveis por compartilhar o conhecimento adquirido aqui com a equipe, e temos certeza que vai ser muito produtivo e vamos estar mais capacitados para atuar na cidade", disse Adriana.