Piraí registrou cinco notificações de dengue no mês de agosto, de acordo com resultado atualizado nesta quarta-feira (9), pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária em Epidemiologia. Desde o início do ano, houve 958 notificações e 197 casos confirmados no município.
Em maio, Piraí atingiu nível epidêmico, mas os casos diminuíram em junho, por conta da mudança de clima e ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura. Campanhas e mutirões de limpeza foram realizados em todo o município, no primeiro semestre, envolvendo as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Caso o morador apresente algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A dengue mata.
Durante o inverno os cuidados devem continuar para prevenção de aparecimento de focos do mosquito. Deste modo, nos meses mais quentes uma epidemia pode ser evitada.
Siga as orientações:
Caixas d’água vedadas
Calhas totalmente limpas
Galões, toneis, poços e tambores bem vedados
Pneus sem água e em lugares cobertos
Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
Ralos limpos e com telas
Bandeja de ar condicionado limpa e sem água
Pratos de vaso de planta com areia até a borda
Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
Vasos sanitários sem uso fechados
Lonas de cobertura esticada para não formar poças
Piscinas e fontes sempre tratadas