Página inicial > Notícias > Março > Secretaria de Educação implanta sistema de integração
Terça, 25 Março 2014 08:56

Secretaria de Educação implanta sistema de integração

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro – Proderj, começou o projeto de implantação do Sistema de Gestão Educacional nas redes de ensino do município, o e-cidade.
O sistema possibilitará o gerenciamento da gestão educacional. A secretaria poderá acessar os dados das escolas da rede.  Ficarão salvas as matrículas, documentos escolares, notas, freqüência. Tudo poderá ser acompanhado pela Secretaria e pelos pais.

Capacitação
Nesta terça-feira, 25, aconteceu o treinamento para gestores da educação. Nove funcionários foram apresentados ao sistema e aos recursos do mesmo. Ainda serão realizadas mais duas etapas: de cadastro nas escolas e procedimentos.
Tiago Silva, coordenador de educação da BD Seller – empresa que desenvolveu o sistema diz: “o sistema visa otimizar os trabalhos na escola., integrando escola e  Secretaria. Assim proporcionando uma rede de dados de qualidade e confiável. Além disso a Secretaria pode ver as atualizações em tempo real.

Prazo
Todas as escolas da rede municipal deverão estar integradas até o final do primeiro semestre de 2014. Além disso, é feita uma integração com o Censo Escolar – que é, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo mesmo.

A secretária municipal de educação, Sandra Simões, vê a implantação do sistema como um facilitador de gerenciamento. “Isso irá fortalecer a gestão, pois poderemos ter uma visão geral da rede” comenta.