Página inicial > Notícias > Maio > Prefeitura inaugurou as obras da Unidade de Saúde de Ribeirão das Lajes
Sexta, 31 Mai 2019 17:37

Prefeitura inaugurou as obras da Unidade de Saúde de Ribeirão das Lajes

A Prefeitura de Piraí, hoje (31), por volta das 10 horas, realizou a inauguração das obras de reforma da Unidade de Saúde de Ribeirão das Lajes, representando um investimento total de R$ 147.856,65, realizado através de convênio com o Ministério da Saúde no valor de R$ 129.512,00 e contrapartida da R$ 18.344,65 em recursos próprios do Tesouro Municipal.

A Unidade de Saúde de Ribeirão das Lajes tem área total de 163,68 metros quadrados e é composta por um consultório médico, um consultório ginecológico e um consultório odontológico, sala de vacina, sala de preparo, sala de procedimentos, farmácia, esterilização e recepção.

A secretária Municipal de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que o prédio inaugurado se trata de uma unidade complementar do Programa de Saúde da Família do bairro Caiçara e que por isso não possui atendimento médico diário.

“Os serviços prestados aqui estão vinculados aos da Unidade de Saúde de Caiçara devido ao número de habitantes da localidade, mas devido às complicações de transporte, acesso e o retorno na Serra das Araras a implementação da Unidade de Ribeirão das Lajes é necessária para o melhor atendimento das necessidades da população”, completou Maria da Conceição.

Na Unidade serão oferecidos serviços de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacina, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, testes rápidos TIG, HIV, Hepatite B e Sífilis, planejamento familiar e grupo de educação em saúde.

A unidade funcionará de segundas à sextas-feiras, das 8 às 17 horas. Os atendimentos médicos acontecerão todas as terças-feiras, os odontológicos terças e quartas-feiras e de enfermagem às quartas-feiras, todos das 8 às 17 horas.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, professor Júlio Cesar Xavier, afirmou que esta obra era muito aguardada pela comunidade que a partir de agora poderá contar com um melhor atendimento.

“Aguardamos à 7 anos este momento. Tenho certeza que toda a comunidade vai ficar muito satisfeita, principalmente com o atendimento odontológico. Vai facilitar muito para quem mora aqui, principalmente aqueles que tem filhos pequenos”, explicou Júlio Xavier.

O Prefeito Dr. Luiz Antonio agradeceu a todos envolvidos na realização da obra pelo empenho e dedicação, afirmando que é uma grande satisfação poder entregar à população de Ribeirão das Lajes o prédio reformado, climatizado e em condições de oferecer serviços de qualidade e conforto para os pacientes e profissionais de saúde.

O prefeito falou sobre as dificuldades enfrentadas palas administrações municipais com relação a redução da arrecadação e repasses dos governos Estadual e Federal, que em muitos lugares estão obrigando os gestores públicos a cortar serviços em setores essenciais como saúde e educação.

“Vivemos um momento confuso no país, com grandes incertezas quanto aos rumos da economia e da política. Nos últimos anos perdemos mais de R$ 23 milhões em repasses do Governo do Estado para a área da saúde e tivemos que retirar investimentos de outros setores para poder fechar as contas e garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população”, explicou Dr. Luiz Antonio.

O prefeito de Piraí agradeceu à Câmara de Vereadores pelo apoio e pelo diálogo, sempre pautado nos interesses da população piraiense.