Página inicial > Notícias > Junho > Prefeitura inaugura reforma da Unidade de Saúde do Rosa Machado
Sábado, 11 Junho 2016 18:14

Prefeitura inaugura reforma da Unidade de Saúde do Rosa Machado

No sábado (11), por volta das 10 horas, a Prefeitura de Piraí inaugurou as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Rosa Machado, que irá atender a cerca de 450 famílias, totalizando um público aproximado de 1.620 usuários do Sistema Único de Saúde no Município.

A obra foi realizada através de parceria com o Ministério da Saúde, pelo programa Requalifica – Unidade Básica de Saúde, com a verba de R$ 103.340,36, que somados a contrapartida em recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 131.400,29, totalizaram o investimento final de R$ 234.740,65.

Antônia Tavares Mariano está satisfeita com a obra da Unidade de Saúde do bairro e afirmou que não tem nada que se queixar da saúde no Município.

Antônia Tavares Mariano, 70 anos de idade e há 40 anos vivendo no Rosa Machado, disse ter acompanhado as transformações do bairro e a obra é muito importante para todos os moradores.

- Quando eu cheguei aqui era tudo estrada de chão e as coisas eram muito difíceis. Tínhamos que nos sair daqui para resolvermos tudo. Com esse novo posto de saúde. Novo, pois é praticamente um prédio novo. Tem até com ar condicionado. Vai ficar muito mais fácil para agente – explicou Dona Antônia.

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou que a prioridade da administração municipal sempre foi cuidar das coisas que são essenciais para o bem estar da população como a saúde e a educação.

- Estamos entregando uma Unidade de Saúde inteiramente reestruturada, toda climatizada e informatizada e que começa a operar já com prontuário eletrônico, o que irá proporcionar mais agilidade, segurança e conforto, tanto para os pacientes quanto para a equipe de trabalho – explicou Luiz Antonio.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Claudia Costa Lima, afirmou que a execução da obra foi fiscalizada desde seu início pelo Conselho, como acontece em todas as obras da saúde no Município.

- Nossa saúde, por conta de uma gestão bem feita, apesar da crise, conseguiu manter a organização dos serviços de saúde em diversos programas essenciais para a qualidade de vida da população – destacou Ana Cláudia.

Além da reforma geral e adequação de banheiros e acesso para portadores de deficiência, a unidade ganhou mais um consultório, almoxarifado, farmácia e uma sala para o Programa de Estratégia de Saúde da Família. Foi realizada a restruturação do sistema elétrico e adequação da iluminação para minimizar o consumo de energia e a unidade foi totalmente climatizada, proporcionando mais conforto para os funcionários e a população.

Toda rede de dados foi atualizada e a unidade reiniciará suas atividades com a utilização do e-SUS AB - Prontuário Eletrônico, com o registro e acesso digital aos dados de cada paciente, permitindo mais agilidade no atendimento e eficiência no acompanhamento e diagnósticos por parte da equipe de profissionais de saúde.

R$ 3 milhões em todas as unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Requalifica – UBS, do Ministério da Saúde e de recursos próprios da Prefeitura, está investindo cerca de R$ 3 milhões, promovendo a reforma de todas as unidades de saúde do Município. Serra do Matoso, Jaqueira, Varjão, Arrozal e Cacaria, já tiveram suas unidades de saúde reformadas. A reforma da unidade de Ribeirão das Lajes está em fase de licitação. A unidade de saúde do Centro está sendo reformada e uma nova está sendo construída no bairro Casa Amarela.

- Com a conclusão da nova unidade da Casa Amarela, transformaremos as instalações existentes em um novo centro de especialidades. Já estamos com o projeto pronto do novo centro de análises clínicas que, também, será construído lá, criando um complexo de saúde, oferecendo melhores instalações e mais conforto aos pacientes - explicou o prefeito Dr. Luiz Antonio.

O prefeito afirmou que isso ajudará a desafogar a região onde se encontram a Unidade de Saúde do Centro, o Hospital Flávio Leal e a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo o Município de Piraí tem 14 unidades de saúde, com 100% de cobertura do programa de Estratégia de Saúde da Família, distribuídas em localidades espalhadas pelos seus 505,466 km². A unidade mais distante é da Serra do Matoso (reforma inaugurada em março/2016), localizada a cerca de 46 Km da sede do Município, com mais da metade do caminho por estrada de terra, em uma viagem de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.