Página inicial > Notícias > Agosto > Palestra encerra a Semana Nacional da Educação Infantil em Piraí
Sexta, 24 Agosto 2018 09:59

Palestra encerra a Semana Nacional da Educação Infantil em Piraí

A Secretaria Municipal de Educação de Piraí na manhã desta sexta-feira (24), no Auditório do CEAMTEC, realizou a palestra Infâncias e desafios atuais da Educação Infantil, ministrada pelo Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC, professor Aristeo Leite Filho. A Palestra reuniu mais de 160 educadores e encerrou oficialmente a Semana Nacional de Educação Infantil, que teve início no dia 20 de agosto, com diversas atividades em todas as escolas do Município.

A secretária de Educação de Piraí, professora Sandra Simões, explicou que a Semana de Educação Infantil é uma oportunidade a mais, além das rotinas já praticadas dentro das escolas, para trabalhar atividades diferentes e reforçar o aperfeiçoamento continuado dos profissionais de ensino.

“A educação infantil é tema de discussão permanente e uma grande preocupação para aqueles que estão envolvidos com o assunto. Hoje a discussão é ainda maior dentro do Ministério e do Congresso Nacional, com relação à exclusão ou não das creches do sistema do Fundeb. Isso é preocupante pois as creches, hoje, são elementos integrantes da rede de educação preparando a criança para o ingresso na escola”, afirmou Sandra Simões.

A secretária de Educação destacou que pela primeira vez, a partir deste ano a Educação Infantil está incluída no Programa Nacional do Livro Didático, permitindo que os professores escolham os livros de artes e educação física a serem adotados nas escolas em 2019.

“Isso retrata o reconhecimento da importância da educação infantil na formação da base inicial dos alunos de nossas escolas”, relatou Sandra.

O palestrante, professor Aristeu Leite Filho, afirmou que muitos estudos e pesquisas apontam para as dificuldades de ser criança no mundo atual. Um mundo pensado idealizado por adultos e que muitas vezes não levam em consideração o respeito ao direito da criança ser criança.

“É um momento muito importante da vida da criança e precisamos permitir que ela aprenda a ver o mundo com os seus próprios olhos e não somente aquilo que queremos que ela veja. É um período fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos valores éticos, morais e afetivos da criança”, explicou Aristeo Filho.

Quando ao mundo tecnológico em que vivemos, Aristeo afirmou que as crianças de hoje já nascem digital e aprendem a utilizar os instrumentos tecnológicos mesmo antes de ler e escrever e o desafio do educador é aprender a utilizar esses recursos como ferramenta para o desenvolvimento da criança.

“O professor hoje não é a única fonte de informação para a formação do indivíduo. A informação está em toda parte e a um clique de quem a acesse. O papel do professor dever ser, também, o de ensinar a criança a comparar e escolher as informações necessárias para no seu dia a dia e a transformar essa informação em conhecimento e saber”, explicou Aristeo Filho.