Página inicial > Notícias > Outubro > Livro Memore é lançado em Piraí
Sexta, 23 Outubro 2015 11:23

Livro Memore é lançado em Piraí

Na Semana de comemoração da Ciência e Tecnologia, é lançado em Piraí, o livro “Memore, Um Ambiente Computacional para Coleta e Mineração de Dados sobre a Utilização de Computadores na Educação”. O Memore (Mecanismo de Monitoramento Remoto) é um ambiente computacional que é resultado de uma integração de esforços do Governo Federal, universidades e escolas públicas em busca da construção de instrumentos que auxiliem os profissionais de educação no acompanhamento e na avaliação do UCA (Um computador por Aluno).

O projeto recebe a parceria do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por sua importância na construção de conhecimento acerca da integração de TIC'S (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação. Seu desenvolvimento foi realizado através de experiências desenvolvidas com alunos e gestores do projeto UCA, nas escolas municipais Rosa Carelli, no Varjão e o Ciep 477 – Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal.

O autor e colaborador, Ronaldo Goldschmidt, falou da importância de realizar um projeto com aplicação na educação e da parceria.

“Foi um trabalho coletivo, foram quase dois anos de elaboração, tivemos o desafio de trabalhar com mais de 50 pessoas, nas 157 reuniões ao longo desse tempo. Com isso, tentamos conhecer um pouquinho das necessidades de Piraí e para poder materializar isto em um sistema de informação que pudesse atender nosso propósito” destacou.

Participou do lançamento através de vídeo conferência a colaboradora Isabel Fernandes, que afirmou estar satisfeita com a construção do projeto de forma coletiva.

“Hoje o Memore só é o que é, pelo resultado de um município que como diz seu hino, é um pedacinho do Brasil inovador, um pedacinho do Brasil que não tem medo de mexer com tecnologia, um pedacinho do Brasil que é extremamente audacioso com aquilo que é mais sério, que é a educação. E hoje sou uma professora melhor por ter estado ai com vocês e dividido tantas experiências" comemorou.

Na oportunidade, a Secretária de Educação, Sandra Simões, apresentou o trabalho como “fruto de uma parceria que deu certo. O livro Memore registra o desenvolvimento de um sistema de monitoramento do uso dos classmate, que tem como marca principal a construção coletiva, entre universidade, municipalização e a escola.”

O livro que tem como objetivo socializar a trajetória dessa experiência enriquecedora para educação do país, possui 257 páginas, divididos em 16 capítulos. Ele está disponível para download clicando aqui.