Página inicial > Notícias > Julho > Etapa Municipal do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023
Terça, 11 Julho 2023 17:32

Etapa Municipal do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023

(0 votos)
Etapa Municipal do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023

No último dia 6, a prefeitura de Piraí, governo Dr. Ricardo Passos, promoveu a Etapa Municipal do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo abordar temáticas como trabalho infantil, aprendizagem profissional, saúde e segurança nas escolas e no trabalho, por meio da participação da comunidade escolar. A intenção é transformar os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre esses temas.
O Prêmio MPT na Escola busca alertar sobre a necessidade de prevenir e erradicar a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, estimular a participação dos jovens em ações de conscientização e prevenção do trabalho infantil, promover a segurança e a saúde nas escolas e no trabalho, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como valorizar o empenho dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes e de acidentes e doenças nas escolas e no trabalho.
O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas da rede municipal. São quatro categorias: Conto, Poesia, Música e Desenho. Na Etapa Municipal do Prêmio MPT na Escola 2023, os trabalhos inscritos devem abordar obrigatoriamente os seguintes temas, de acordo com o grupo de ensino:
• GRUPO 1: Alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, tema Trabalho infantil;
• GRUPO 2: Alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental, tema Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional;
• GRUPO 3: Alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental, tema Segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Participaram da etapa municipal, alunos do Ciep 477, Colégio Aurelino Gonçalves Barbosa, Escola de Lajes, Ciep 158, Colégio Pres. Castelo Branco e Escola Hugo Lengruber.
Os vencedores da Etapa Municipal serão anunciados na próxima quinta-feira, dia 13, e concorrerão na etapa estadual do prêmio.