Página inicial > Notícias > Outubro > 5ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, Mama e de Colo do Útero
Quarta, 05 Outubro 2016 14:13

5ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, Mama e de Colo do Útero Destaque

5ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, Mama e de Colo do Útero

A Secretaria de Saúde de Piraí realiza entre os dias 3 e 7 de outubro a 5a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, Mama e Colo do Útero. As mulheres que não estiverem com os exames de preventivo e mamografia em dia poderão realizá-los com mais facilidade nas Unidades de Saúde da Família. Ações educativas relacionadas ao câncer de mama e de colo do útero e detecção precoce também serão intensificadas neste período.

O câncer de mama e do colo do útero são os que mais atingem mulheres no Brasil. Quando detectados e tratados no início, há grande chance de cura.

Indicação

O câncer de colo do útero pode ser facilmente descoberto a partir do exame preventivo, que deve ser realizado periodicamente por mulheres entre 25 e 64 anos. A partir dos 40 anos, toda mulher deve procurar a Unidade de Saúde para fazer o exame clínico das mamas anualmente. Entre os 50 e 69 anos, a mamografia deve ser feita a cada dois anos.

Caso haja histórico de câncer de mama ou ovário na família, em parente de primeiro grau, o exame clínico das mamas e mamografia devem ser realizados a partir dos 35 anos.

Não deixe de fazer a sua parte, compareça em uma Unidade de Saúde da Família nestes dias e previna-se. Este é um cuidado que vale para a vida toda!