Página inicial > Notícias > Outubro > 3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Piraí
Sexta, 07 Outubro 2016 20:41

3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Piraí

A Secretaria de Saúde de Piraí, através do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, realizou hoje, no auditório do CEAMTEC – Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos, o 3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental do Município, com o tema Atenção a Crianças e Adolescentes, envolvendo diversos setores da administração e da sociedade civil.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Piraí, Cláudia Abreu, informou que objetivo do evento é traçar estratégias para o cuidado integral à criança e adolescente no município.

- Saúde, Educação, Assistência Social, diversos Conselhos Municipais e instituições como a APAE, estão presentes para discutir e propor formas de melhorar o atendimento às necessidades de crianças, adolescentes e suas famílias de forma integral – explicou Cláudia Abreu.

No período da manhã aconteceram apresentações das ações das entidades e dos setores da Prefeitura direcionadas à assistência integral à criança e adolescente e a palestra da professora Maria Cristina Couto Ventura, Doutora em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e desenvolvedora de estudos, pesquisas e ações na área de saúde mental.

No período da tarde os participantes se reuniram em grupos, debatendo e elaborando propostas para melhorar o atendimento, prevenir e oferecer assistência em momentos de crise.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Piraí atende em geral cerca de 1000 pacientes, sendo 40 em regime permanente, decorrentes de transtornos emocionais ou dependências químicas.