Página inicial > Notícias > Dezembro > Secretaria de Meio Ambiente apresenta projeto para coleta seletiva
Quarta, 28 Dezembro 2016 16:41

Secretaria de Meio Ambiente apresenta projeto para coleta seletiva

Na terça-feira (27), às 9 horas, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Piraí, aconteceu a primeira reunião extraordinária da Sala de Situação da Zika no Município, onde aconteceu a apresentação do secretário de Meio Ambiente de Piraí, Mário Luiz Dias Amaro, sobre as atividades de limpeza urbana no município que se relacionam diretamente ao combate aos criadouros do mosquito transmissor da doença.

Durante a exposição, Mário Amaro, demonstrou como será implantado o processo de coleta seletiva, que no período de quatro anos deverá estar atendendo a todos os bairros do Município.

- O caminhão que realizará a coleta seletiva nos bairros está quase pronto para começar a circular. Inicialmente a coleta será realizada no Centro, Asilo e Casa Amarela, de porta em porta nas residências das pessoas que se cadastrarem para o projeto. Gradualmente as ações serão expandidas para outras localidades do município – explicou o Secretário.

O secretário de Meio Ambiente afirmou, também, que a expectativa é que ocorra uma redução significativa no lixo que possa reter água parada à medida que o projeto seja expandido.

A Sala de Situação da Zika foi implantada no município em outubro passado e é composta por representantes de diversas secretarias, conselhos municipais e associações, com o intuito de discutir, propor e executar ações de prevenção à proliferação e atenção às pessoas afligida por esta doença.

A chefe da divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga, afirmou que a integração dos diversos setores da Prefeitura e da comunidade é fundamental para a realização de ações efetivas no combate ao mosquito e principalmente às pessoas atingidas pelo Zika Vírus.

- Não há como combater o mosquito sem que haja a integração dos serviços públicos e a sociedade. O combate ao mosquito é uma tarefa que só pode ser realizada com êxito se cada um de nós fizermos nossa parte – destacou Ana Cristina.

Ana Cristina informou que a próxima reunião da Sala de Situação da Zika acontecerá no dia 13 de janeiro (sexta-feira), a partir das 8h30, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. As reuniões são abertas a todos que desejem unir-se aos esforços no combate ao vetor e para uma melhor qualidade no atendimento às pessoas doentes.

- Precisamos trabalhar juntos no combate ao mosquito transmissor da Zika ainda é nossa principal meta e lembramos que ao fazê-lo estamos prevenindo, também, a Dengue e a Ahikungunya – afirmou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Claudia Costa Lima.