Imprimir esta página
Segunda, 05 Dezembro 2016 14:51

Projeto "Vermelho Cor da Vida" mantém empenho na conquista de novos doadores voluntários de sangue

Projeto "Vermelho Cor da Vida" mantém empenho na conquista de novos doadores voluntários de sangue

Hoje (23), por volta das 9 horas, o CEAMTEC – Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos em parceria com o Hospital Flávio Leal, realizou em seu auditório a reunião de avaliação dos trabalhos realizados no período de 2016 no Projeto “Vermelho Cor da Vida” para a sensibilização de voluntários para doação de sangue.

A coordenadora do Projeto, Terezinha da Silva Aguiar, relatou que em três anos de atividade mais de 200 jovens foram encaminhados ao Hospital Flávio Leal para contribui e vivenciar a experiência de doar vida.

- Através dos jovens podemos mudar a realidade do déficit de doadores de sangue no país. Além de serem donos de disposição e entusiasmo para contribuir, eles atuam como multiplicadores desse ato, muito importante para garantir a vida das pessoas vítimas de traumas ou que tenham que passar por procedimentos que necessitem de transfusão de sangue ou de seus derivados – explicou Terezinha.

A biomédica do e coordenadora do programa de doação voluntária de sangue do HFL, Polyana Furtado Rodrigues, explicou que a princípio qualquer pessoa pode doar.

- A partir dos 16 anos, com autorização dos responsáveis você pode ser doador. A idade limite para doação de sangue é de 69 anos – explicou Polyana.

Ainda, de acordo com informação da biomédica, hoje o HFL tem cerca de 120 doadores ativos cadastrados e cerca de 40 deles iniciaram as doações através do Projeto “Vermelho Cor da Vida”.

O Hospital Flávio Leal, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí, disponibiliza através de agendamento uma van todas as sextas-feiras para transportar os doadores do município ao Hemonúcleo de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista.

- Sou doador pois acho importante e me sinto bem por contribuir para salvar vidas – declarou Wallace Rilson da Silva, 23 anos, morador de Arrozal e aluno do 3º ano do magistério.

Dia 25 (sexta-feira) é Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Lido 3085 vezes