Página inicial > Notícias > Abril > "Encontro Pensando o Turismo" firma propostas e iniciativas para fomentar o setor na cidade
Sexta, 07 Abril 2017 15:05

"Encontro Pensando o Turismo" firma propostas e iniciativas para fomentar o setor na cidade Destaque

"Encontro Pensando o Turismo" firma propostas e iniciativas para fomentar o setor na cidade Fotos: Alexandre Teixeira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí promoveu o Encontro Pensando o Turismo, uma iniciativa que reuniu os empreendedores e representantes dos ramos hoteleiro e turístico da cidade para firmar propostas e iniciativas para o setor nos próximos anos. O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 06, no Verdejo Gastronomia.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Luiz Antonio, o Secretário de Desenvolvimento e Turismo e vice-prefeito Chiquinho Perota, Fernanda Lopes, chefe do setor de Turismo e Desenvolvimento e o Secretário de Esporte e Cultura, Rogério Nunes.  Na ocasião, foi citada a junção das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento, para que assim as atividades realizadas sejam canalizadas em prol do progresso da cidade de maneira unificada.

O prefeito Dr. Luiz Antonio falou sobre a relevância de encontros como esse para discutir as políticas públicas nessa área em que a cidade possui muito potencial. "Nenhuma ideia brilhante funciona instantaneamente, elas são maturadas e trabalhadas em espaços como esses para que se fortaleçam e funcionem de fato ajudando a desenhar  a política. E o caminho é esse, através dos cadastramentos, conselhos e união para alavancar e ajudar o município a alcançar os recursos necessários."

17820647 1473258262744412 1726660875 o

Foram convidados também o representante da Acritur de Conservatória Mauro Contrucci e Letícia Campos, representando o Conselho Regional do Vale do Café, o Conciclo, para trocar experiências sobre como explorar de maneira positiva os potenciais turísticos da cidade e a importância dos cadastros das atividades dos ramos, como hotéis, restaurantes, pousadas e centros de artes como principal meio de se legitimar na busca de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e ações na região e fora dela.

No encontro, foram estabelecidos ainda propósitos para fortalecer o setor e soluções que possam promover o turismo e o desenvolvimento na prática, envolvendo criatividade, empreendedorismo e geração de novas práticas culturais. Algumas metas como criação de roteiros e agenda de eventos, revitalização de áreas e reformas de entradas e rodoviária e ainda o incentivo ao Cadastur foram estabelecidas. Além disso, foram reforçados a criação do Conselho Municipal de Turismo; incentivo aos cursos de empreendedorismo, gastronomia e geração de renda e artesanato; e ainda o compromisso com os esforços para a reabertura da visitação da Mata do Amador e o desenvolvimento do Turismo Rural.