Foi realizado na manhã desta sexta-feira (1) o VI Fórum Intersetorial de Saúde Mental. O evento aconteceu no auditório do Ceamtec e contou com representantes das áreas de Saúde e Educação de Piraí e da região, e ainda de estudantes de Medicina da cidade de Valença.
Com o tema "Tecendo práticas Intersetoriais", o fórum tratou dos conceitos e relevâncias das ações interdisciplinares e em parcerias para a promoção da Saúde, sobretudo neste período de cortes na área em âmbito estadual e federal.
"Com a crise, as políticas sociais estão sendo atacadas e o congelamento nas verbas da Saúde e Educação estagnou muito do que se vinha progredindo. Mas fóruns como esse são essenciais, para mostrar que não estamos parados . A intersetorialidade é o que traz soluções e potencializa nosso trabalho", disse a assessora executiva Heloísa Helena, representando a Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora do Programa de Saúde Mental Fátima Regina explicou que a ideia de explorar o conceito "tecer a rede" tem ligação com o trabalho cotidiano. "É uma prática enriquecedora, que é o que fazemos no dia-a-dia. Cada um colabora com o que tem, com as ideias que tem, e assim transformamos nossas ações em prol da promoção da Saúde", disse.
"Nós que cuidamos muito do outro, precisamos também cuidar de nós,e para isso servem estes espaços: para falarmos e sermos ouvidos. Estarmos aqui realizando um bom trabalho e procurando soluções criativas e práticas para continuarmos em meio aos desafios, é uma resistência", ressaltou Cláudia Abreu, também da coordenadoria do Programa de Saúde Mental.
Os participantes puderam contribuir colocando suas ideias em um papel e colando-as no mural, e também participando das discussões e reflexões apresentadas na manhã dedicada ao Fórum.