Na manhã desta sexta-feira (28), os alunos da Escola Municipal Nova Esperança, em Piraí, participaram do I Soletrando, o campeonato de soletração que mostrou que aprender ortografia pode ser feito de maneira envolvente e divertida.
O evento foi organizado pelas professoras Ana Lúcia e Invania para aprimorar o trabalho de ortografia e produção de texto realizado com os alunos, gerando o interesse e participação. Ao longo do bimestre a escrita e significado das palavras foram colocados de maneira criativa, com construção de dicionário e banco de palavras.
As diretoras Ana Rita e Valéria explicaram que o trabalho foi desenvolvido através do plano de ação construído no Conselho de Classe. O conteúdo e o estudo das palavras foram feitos em sala de aula e a culminância se deu no I Soletrando, que contou com a participação de toda a escola e também dos pais dos alunos participantes.
"Todos se dedicaram muito, professores, alunos. Parabenizo a Escola e também os pais que apóiam esta experiência, que é importante para o desenvolvimento. Assim é que a gente vê a Escola pulsar", disse Valéria Valente.
E todos os alunos se mostraram muito empolgados com a experiência. Os alunos foram escolhidos nas atividades em sala de aula para representar suas turmas e, aqueles que não estavam na competição, participaram torcendo e prestando muita atenção em cada palavrinha proposta pelo jurado.
Os três primeiros lugares foram premiados. Kamilly do 4º ano ficou com o primeiro lugar, seguida de Karoliny e João Victor, do 5º ano. "Eu estudei muito em casa e na escola e a dica é essa: estudar e participar. Achei tudo muito legal, foi muito diferente", disse Kamilly.