A secretaria de Transporte e Trânsito realizou ontem uma reunião com a Associação de Moradores de Arrozal para discutir as questões referentes ao trânsito do distrito, principalmente no Centro; e propor soluções e projetos. Dentre as principais propostas estão a implantação de uma ciclofaixa e a mão única na rua Theodora Barbosa Ribeiro e na rua Coronel Ribeiro Sobrinho.
O secretário de Transporte e Trânsito, Marcelo Magalhães alega que as mudanças foram pensadas para melhoraria da mobilidade da população.
“Ainda estão previstas regulamentações de vagas de carga e descarga para o comércio, vagas para idoso e deficiente físico, além de uma campanha educativa para conscientização de estacionamento” afirma Marcelo.
Para realização das mudanças será feita uma licitação e a previsão para conclusão é até o mês de abril.
A presidente do Conselho da Associação de Moradores, Francisca Torres se disse otimista em relação as mudanças.
“Vamos crescer com essas novidades de sinalização e mão única. A reunião foi bastante esclarecedora e trará benefícios para o município” alega Francisca.
Mudanças
Mão única nas ruas Theodora Barbosa Ribeiro e Coronel Ribeiro Sobrinho e organização de suas transversais. Mão única também em parte da rua Nossa Senhora da Conceição – trecho do bar do Congo.
Regulamentação de estacionamento: uma vaga para idoso, uma para deficiente físico e farmácia cinco minutos, com sinalizações verticais e horizontais.
Ciclovia no Centro da cidade, junto a mão única da rua Theodora Barbosa Ribeiro e também foi apresentada a ideia de ciclovia entre o pólo industrial e o centro da cidade.
Após as vagas demarcadas, a secretaria lançará também uma campanha que visa educar os motoristas no que tange ao estacionamento. Serão confeccionados adesivos nos padrões de multas. Estes serão colados em carros que estejam estacionados em locais indevidos.
Táxis
Durante a reunião foi discutido também a questão dos táxis e seus respectivos pontos. Haverá mudanças que pretendem regulamentar e padronizar a frota.
Será realizada uma licitação para permissão do exercício. No entanto o secretário Marcelo Magalhães afirma que quem já é permissionário ou já trabalha como taxista terá prioridade nesta ação.
Os táxis deverão ser padronizados em cor branca e com a faixa que será oficial de Piraí. Será obrigatório taxímetro para dar maior transparência a cobrança.
Uma vaga nova será criada na proximidade do Posto de Saúde do distrito. E será incentivado táxi para cadeirante.